Após o cadastro e envio dos dados do viveiro é possível iniciar o registro de padrões técnicos de produção de sementes e mudas. A seguir mostraremos de forma clara como cadastrar essas informações.
Vídeo:

Passo-a-passo:
1 – Inicie o programa SEMEAR.
Tela principal do SEMEAR offline

Tela principal do SEMEAR offline

 

2 – Clique no botão “Espécies”
Tela inicial do SEMEAR offline

Tela inicial do SEMEAR offline

3 – Exibirá a tela de inserção de padrões técnicos, clique em “Novo” para inserir um novo padrão. A tela de espécies constitui de 3 abas para inserir dados técnicos, sendo: “Características Gerais”, “Tecnologia da Semente” e “Produção de Mudas”.
Tela inserção de espécies

Tela inserção de espécies

4 – Após a inclusão das informações do padrão técnico, clique em “Salvar” para guardá-las. Caso necessite cancelar a inserção, clique em “Cancelar”.
Tela de Espécies Preenchida

Tela de Espécies Preenchida

5 – Após a inserção do padrão técnico, o botão “Imagens” será habilitado, possibilitando a inclusão de imagens das sementes ou mudas do respectivo padrão inserido.
Botão imagens

Botão imagens

6 - Será exibida a janela de inclusões de imagens com os botões “Incluir”, “Alterar Descrição”, “Excluir”, “Salvar” e “Fechar”. Onde é possível incluir imagens de sementes ou mudas do padrão técnico.
Tela de inclusão de imagens

Tela de inclusão de imagens

Obs.: Todas as imagens serão enviadas para o Portal SEMEAR na web, assim, o sistema SEMEAR offline só aceita imagens com tamanhos de até 1 Mebabytes e com resoluções inferiores a 1024 pixels. Ao anexar imagens superiores a essas configurações, o programa não permitirá a inclusão e emitirá um aviso solicitando a diminuição do tamanho ou da resolução.
7 – É possível imprimir ou exportar em PDF os dados em formato de relatório. Após a conclusão de cadastro do Viveiro, clique nos botões “Imprimir” ou “Gerar PDF”. O sistema exibirá uma pré-visualização e solicitará a impressora a imprimir ou o local que deseja salvar o arquivo PDF.

Botões Imprimir ou Gerar PDF

Tela de visualização de impressão
Tela Visualização de Impressão

Tela Visualização de Impressão

8 – Envio dos dados ao Instituto Terra

Após a inserção dos dados é hora de exportar as informações e enviar ao Instituto Terra, para que possam disponibilizar as informações no Portal SEMEAR online.
Para tal, basta clicar em “Exportar” e selecionar um local para salvá-lo.

Botão exportar padrão técnico

Em seguida, envie o arquivo exportado por e-mail ao Instituto Terra através do endereço:dados@portalsemear.org. Os colaboradores do laboratório de sementes do Instituto Terra receberão os dados enviados no endereço citado acima e realizarão uma checagem dos dados antes de enviarem ao Portal SEMEAR, afim de garantir a confiabilidade e originalidade das informações.

9 – Abrindo e Editando padrões já armazenados

Quando há padrões técnicos salvos, o sistema habilitará o botão “Abrir”, que exibirá uma lista em ordem alfabética pelo primeiro nome popular dos padrões já salvos. Para visualizar um padrão, selecione-o na lista e clique no botão “Abrir”.
Botão Abrir

Botão Abrir

Tela de abertura de padrões salvos

Tela de abertura de padrões salvos

Para editar o padrão técnico, clique em “Editar”.
Botão Editar, permite editar o padrão técnico.

Botão Editar, permite editar o padrão técnico.

Caso necessite excluir um padrão técnico, clique no botão “Abrir” para selecioná-lo na lista e em seguida clique botão “Excluir”. Será exibida uma mensagem de segurança, questionando a exclusão.
Botão excluir

Botão excluir

Mensagem Alerta de exclusão
Mensagem de confirmação de exclusão

Mensagem de confirmação de exclusão

Atenção: A exclusão de dados não tem retrocesso, logo os dados excluídos não poderão ser resgatados.
doisumumsete visualizações totais um visualizações hoje